Blefaroplastia

Tratamentos para evitar rugas, manchas e desidratação são algumas das opções disponíveis no mercado para retardar os sinais de envelhecimento, algumas pessoas se queixam das pálpebras caídas, você sabe o que é blefaroplastia? 

Livrar-se de um dos principais incômodos estéticos da região não é tão simples. O acúmulo de pele e gordura em volta dos olhos, além de envelhecer os afetados com a situação, também pode causar redução do campo visual, se a concentração ocorrer na pálpebra superior.

A forma mais eficiente de corrigir esse quadro é com a cirurgia de blefaroplastia. O nome é pouco conhecido, mas é a terceira cirurgia plástica mais realizada no Brasil.

Ocupando posição tão relevante no pódio, percebe-se que segurança e resultados satisfatórios são qualidades dessa cirurgia plástica nas pálpebras!

Ainda pensando: o que é Blefaroplastia?

Descubra todos os detalhes ao ler este artigo!

O que é blefaroplastia?

É uma cirurgia plástica que repara pálpebras que, por motivo de excesso de pele ou acúmulo de gordura, estão com a aparência de caídas.

A correção na região elimina a flacidez, marcas – como as rugas –, levantando o olhar. Oferecendo ao paciente uma nova relação de bem-estar com o próprio rosto, potencializando a autoestima.

Ademais ao caráter estético, a cirurgia de blefaroplastia também trata da visão, pois a pele que sobra em volta dos olhos pode atingir diretamente o local, reduzindo o campo de visão. Nesse estágio, o procedimento é indispensável para a qualidade de vida.

Sinais da blefarocalaze

A principal forma de identificar a necessidade de se submeter à cirurgia é por meio da avaliação estética.

Pálpebras caídas com excesso de pele em cima dos olhos, redução do campo visual e cansaço na região são os principais sintomas da blefarocalaze.

Com a ratificação do médico, após avaliação clínica, o paciente será orientado a realizar o procedimento cirúrgico.

Exames para realizar cirurgia plástica de pálpebras

Após a aprovação médica da Dra. Denise Leite, é preciso garantir as condições do paciente antes de realizar a cirurgia plástica nas pálpebras.

O hemograma e o coagulograma – responsável por analisar o tempo de coagulação do sangue – fazem parte do grupo indispensável de exames aos quais é preciso submeter.

Blefaroplastia superior

A cirurgia plástica nas pálpebras é divida em vários tipos, de acordo com o objetivo final, e cada um deles será abordado a partir de agora.

Para começar, a função da blefaroplastia superior:

Nela, são eliminadas o excesso de pele ou gordura localizadas na pálpebra superior, além de rejuvenescer, o procedimento também resolve a redução do campo de visão, causada pela invasão da pálpebra na região.

Resumidamente, são realizadas pequenas incisões na pele – se a motivação da cirurgia é a eliminação de gordura, o corte terá o objetivo de atingir a camada muscular, pois é abaixo dela que se acomodam os depósitos da substância.

Após a modelagem das pálpebras, a incisão é fechada com pontos que podem ser absorvíveis ou não.

Blefaroplastia inferior

A blefaroplastia inferior, como se pode imaginar, é voltada especificamente para a parte abaixo dos olhos.

Na região, é realizada uma incisão transconjuntival, que não deixa marcas externas, se o procedimento tem foco na eliminação de gordura; se houver também retirada de pele, recorre-se a pontos próximos aos cílios.

Além de melhorar o aspecto do olhar com a retirada de pele e gordura, também é possível:

  •         Corrigir questões anatômicas das pálpebras, de acordo como a extremidade dela se comporta – com os procedimentos denominados Entrópio e Ectrópio;
  •         Corrigir a queda da pálpebra superior – com a cirurgia de Ptose palpebral.

Pré-operatório da cirurgia de blefaroplastia

Está tudo certo: o diagnóstico foi confirmado, os exames para garantir a condição de realizar a cirurgia foram aprovados.

Então, qual é o próximo passo?

Ficar atento aos pedidos do período pré-operatório:

  •         Manter um jejum de oito horas;
  •         Evitar o cigarro por um mês antes da cirurgia;
  •         Não usar remédios anticoagulantes.

Cirurgia de blefaroplastia

Submeter-se a uma cirurgia sempre causa certo receio e, para combatê-lo, informação sempre é a solução.

Por isso, descubra as principais informações sobre o mecanismo da cirurgia de blefaroplastia:

  •     A duração, dependendo do objetivo, pode levar de 40 min a 1h30;
  •     Há a aplicação de anestesia local e, se necessário, o que é mais incomum, de anestesia geral;
  •     A alta ocorre no mesmo dia, após oito horas de internação.

Pós-operatório

No momento pós-operatório, será prescrito, se necessário, antibióticos preventivos e analgésicos, caso o paciente se queixe de dor.

Recomendações pós-cirurgia

Para garantir os resultados desejados, alguns cuidados não podem ser negligenciados, assim que houver alta do hospital.

  •         O cigarro tem seu uso moderado, pois suas substâncias afetam a cicatrização;
  •         Até a retirada dos pontos, se não foram utilizados os absorvíveis, o repouso deve ser de uma semana;
  •         A proteção à exposição solar deve ser feita com óculos de sol para evitar manchas na pele e dificuldade na cicatrização.

Enfim, esperamos que as informações tenham sido úteis, em especial para quem ainda não marcou sua cirurgia de Blefaroplastia. Você pode agendar uma consulta com uma especialista como a Dra. Denise Leite, que tem 30 anos de experiência em oftalmologia e já realizou diversas cirurgias nas pálpebras.  

Convênios Médicos Aceitos

  • Amil
  • Apas
  • Gama Saúde
  • Golden Cross
  • Iamspe
  • Mediservice
  • NotreDame
  • Porto Seguro
  • Santa Casa
  • São Francisco
  • Sassom
  • SulAmerica
  • Univida

E aproveite para conhecer nosso consultório, situado na Rua Lêda Vassimon, 820. Jd. Nova Aliança. Ribeirão Preto/SP, com estacionamento no local, para propiciar mais conforto aos pacientes oftalmológicos e seus familiares. 

Quanto custa uma cirurgia de blefaroplastia?

Vale lembrar que as cirurgias têm valores diferenciados, com facilidade no pagamento, você pode saber o preço da cirurgia de blefaroplastia, ligando para a nossa clínica, nós também atendemos diversos planos de saúde para tratar diversas doenças oculares como: catarata, miopia, astigmatismo, presbiopia e afins!

 Marque sua consulta pelo WhatsApp (16) 99161-7302

Por sinal, acesse nosso Blog para mais dicas sobre como cuidar da saúde dos olhos:

889