Doenças Oculares

O que é Síndrome do Olho Seco?

A síndrome do olho seco é uma anomalia na produção ou na qualidade das lágrimas, que provoca o ressecamento da superfície do olho, da conjuntiva e da córnea, acomete principalmente mulheres acima dos 40 anos.

A lágrima ou filme lacrimal como é chamado, é um líquido produzido pelas glândulas lacrimais. Composta por água, sais minerais, proteínas e gordura, com a função de lubrificar, limpar e proteger o olho das agressões causadas por substâncias estranhas ou micro-organismos. Ela é feita de três componentes, são eles: componente oleoso, aquoso e mucosa.

Quais os Sintomas de Síndrome do Olho Seco?

Os principais sintomas de síndrome do olho seco são percebidos pelo paciente, entre eles podemos notar:

  • Secura;
  • Vermelhidão;
  • Coceira;
  • Ardor;
  • Sensação de corpo estranho no olho e de “areia”;
  • Sensação de cisco no olho;
  • Fotofobia, dificuldade de movimentar as pálpebras e maior produção de muco em casos mais graves.

Quais as Causas do Olho Seco?

Podemos notar uma diminuição da função das glândulas lacrimais e perda do componente aquoso da lágrima, isso pode ter como consequência o envelhecimento, ou doenças sistêmicas e autoimunes (Artrite, Reumatoide, Síndrome de Sjögren, Lupus, etc.).

  • O uso prolongado de certos medicamentos como antidepressivos, antialérgicos e betabloqueadores;
  • Anormalidades nas pálpebras;
  • Evaporação excessiva provocada por fatores ambientais (clima quente e seco, ar condicionado, vento, fumaça).

Como é Feito o Diagnóstico do Olho Seco?

Para realizar o diagnóstico do olho seco é necessário se consultar com um oftalmologista especialista em síndrome do olho seco, como a Dra. Denise Leite na clínica dos olhos em Ribeirão Preto. A doutora irá realizar o exame da lâmpada de fenda e o teste de Schirmer para avaliar o nível de produção das lágrimas do pacientes.

Síndrome do Olho Seco Tem Cura?

O tratamento do olho seco é feito com a aplicação de lágrimas artificiais, ou seja, de lubrificantes oculares, sob a forma de colírio ou pomada. Eles ajudam a aliviar os sintomas e, geralmente, não apresentam efeitos colaterais.

Porém, o uso do melhor colirio para sindrome do olho seco, deve ser prescrito pela oftalmologista Dra. Denise Leite em consulta, pois só a partir do diagnóstico ela poderá indicar o colírio ideal para o problema que está te afetando.

Cuidados para Evitar os Sintomas de Síndrome do Olho Seco

  1. Evite o uso contínuo de celular ou notebook: a tendência é piscar menos quando utilizamos esses eletrônicos, levando uma evaporação maior das lágrimas e aumentando o risco dos sintomas de síndrome do olho seco.
  2. Lentes de contato: intercale o uso das lentes de contato com o óculos, pois as lentes dificultam o fluxo de oxigênio na córnea, deixando o olho seco e irritado.
  3. Alimentação indicada: os melhores alimentos são aqueles ricos em ômega-3 como peixes, ovos, brócolis, linhaça e couve.

Oftalmologista em Ribeirão Preto

Dra. Denise Leite têm mais de 30 anos de experiência em oftalmologia e está apta para lhe consultar e realizar os exames oftalmológicos necessários. Contamos com estacionamento próprio em frente a clínica e nossos preços são acessíveis para todos, inclusive para pacientes que estão sem o plano de saúde.

Para marcar sua consulta com a Dra. Denise Leite ou tirar dúvidas dos Sintomas de Síndrome do Olho Seco, basta enviar uma mensagem diretamente para o nosso WhatsApp:


Agende pelo Whatsapp com a Dra Denise!