O que é hipermetropia? A hipermetropia corresponde a um erro de refração que faz com que a imagem seja focada atrás da retina. Desta forma, a capacidade de visão é alterada em relação aos olhos com visão normal.
Com isso, o paciente tem dificuldades para enxergar objetos próximos, tornando tarefas simples como a leitura muito mais difícil.
Causas e sintomas da Hipermetropia
As causas mais comuns da hipermetropia é o tamanho do globo ocular ser reduzido ou as lentes naturais dos olhos (córnea e cristalino) terem um poder menor que o necessário para o foco sobre a retina.
A Hipermetropia também pode estar associada ao estrabismo (desvio dos olhos) na infância. Os principais sintomas da Hipermetropia são:
Visão embaçada (principalmente para perto);
Dores de cabeça;
Cansaço ocular;
Sensação de peso nos olhos;
Ardor;
Vermelhidão;
Lacrimejamento.
Exames para diagnóstico de Hipermetropia
A seguir, você conhecerá os principais exames oftalmológicos para erros refrativos.
Teste de Acuidade Visual
Teste comum nas consultas de rotina ao oftalmologista. O paciente senta-se a certa distância de um painel com letras que iniciam grandes e vão reduzindo de tamanho. O médico vai trocando as lentes até selecionar uma que proporcione melhor qualidade de visão.
O teste é feito tanto para a visão à distância quanto para a visão de perto. O teste visual pode ser feito antes dos colírios para dilatação pupilar, como também após o uso dos colírios, dependendo de cada caso.
Tonometria Ocular para Hipermetropia
Exame de aferição da pressão ocular. Necessário realizar em todos os pacientes em sua consulta ao oftalmologista. Aos pacientes que utilizam lentes de contato, recomenda-se que não as utilizem no dia do exame.
Topografia de Córnea
Exame para avaliar a curvatura anterior da córnea por meio do reflexo digitalizado de anéis projetados, luminosos.
É indicado para pacientes que utilizam ou querem utilizar lentes de contato, pacientes com suspeita de Ceratocone, teste visual no qual não conseguimos boa qualidade visual e no pré-operatório da Cirurgia Refrativa.
Paquimetria Óptica e Ultrassônica
A Paquimetria é a medida da espessura da córnea. Pode ser realizada sem contato com a córnea (Óptica) e com contato (Ultrassônica).
Utilizado no pré-operatório da Cirurgia Refrativa, pacientes com suspeita de glaucoma, acompanhamento de doenças da córnea, é um exame indolor e rápido.
Os equipamentos medem a espessura da córnea calculando a média e o desvio padrão das medidas. Usuários de lentes de contato devem suspender o uso por cinco dias.
Mapeamento de Retina (Exame da Parte Posterior dos Olho)
Essa análise é composta por dois tipos de exames: oftalmoscopia binocular indireta (OBI) e biomicroscopia de fundo.
No primeiro (OBI), o médico fica com um foco de luz sobre a cabeça e projeta no fundo do olho do paciente. A imagem é refletida e captada pelo médico com auxílio de uma lente condensadora.
O segundo exame é realizado com o paciente no aparelho de lâmpada de fenda.
É necessário a dilatação das pupilas (meninas dos olhos) para realizar esses exames, portanto, não recomendamos que o paciente execute qualquer atividade de precisão após o exame, como por exemplo dirigir. A visão normalmente retorna ao normal após 6 a 8 horas do exame.
É uma análise simples, mas importantíssima, que deve ser realizada pelo menos uma vez por ano para diagnosticar precocemente qualquer doença na retina.
Estes são os principais exames, mas dependendo da necessidade, o médico oftalmologista pode solicitar outros exames para ter mais informações sobre o interior dos seus olhos e, assim, poder receitar o tratamento adequado e realizar uma cirurgia com mais segurança e precisão.
Tratamentos de Hipermetropia
O principal tratamento de Hipermetropia é o uso de óculos ou lentes de contato. As lentes utilizadas são convergentes ou convexas e têm a função de direcionar a luz, trazendo o foco que está posterior a retina para a retina, onde a imagem se forma.
A Cirurgia Refrativa 100% a Laser também é bastante indicada e o paciente pode eliminar o uso de óculos.
Cirurgia para Hipermetropia
A cirurgia refrativa é uma alternativa viável, prática e segura para o tratamento do olho com hipermetropia, lançando mão de equipamentos modernos e técnicas assertivas, tais como: o PRK.
Em geral, a indicação é para os pacientes com altos graus da doença ou ainda para a remoção do uso dos óculos e das lentes de contato.
E o melhor: trata-se de um procedimento que pode ser realizado diretamente no consultório médico, possibilitando a rápida recuperação, pois não há a necessidade de internação em um centro cirúrgico, já que a anestesia é tópica (com colírios).
Enfim, esperamos que as informações tenham sido úteis, em especial para quem não sabia o que é hipermetropia ou para aqueles que suspeitam que podem ser hipermétropes.
Logo, é ideal fazer um exame clínico com uma especialista como a Dra. Denise Leite, que tem 30 anos de experiência em oftalmologia e já realizou diversas cirurgias refrativas.
Use o seu convênio médico para cuidar da sua visão! Aceitamos os seguintes planos de saúde:
- Amil
- Apas
- Gama Saúde
- Golden Cross
- Iamspe
- Mediservice
- NotreDame
- Porto Seguro
- Santa Casa
- São Francisco
- Sassom
- SulAmerica
- Univida
Marque sua consulta pelo WhatsApp (16) 99161-7302
E aproveite para conhecer nosso consultório, situado na Rua Lêda Vassimon, 820. Jd. Nova Aliança. Ribeirão Preto/SP, com estacionamento no local, para propiciar mais conforto aos pacientes oftalmológicos e seus familiares.
Vale lembrar que as consultas particulares têm valores diferenciados, com facilidade no pagamento, assim como atendemos diversos planos de saúde, para tratar não apenas a hipermetropia, como também: catarata, miopia, astigmatismo, presbiopia e afins!
Por sinal, acesse nosso Blog para mais dicas sobre como cuidar da saúde dos olhos:
- 6 Mitos e Verdades sobre a Cirurgia da Catarata
- Descubra de uma vez por todas: o que é conjuntivite nos olhos?
- Como uma pessoa com astigmatismo enxerga?