Saiba a importância da consulta com oftalmologista e o porquê a prevenção é o melhor cuidado.
Os olhos são alguns dos principais órgãos sensoriais do corpo humano: através dele, estabelecemos cerca de 80% do nosso relacionamento com o mundo. Quando os olhos apresentam problemas, nossa visão apresenta queda na qualidade, e a nossa rotina fica muito mais difícil.
O cuidado com a saúde ocular é importante para manter uma boa qualidade de vida – e este cuidado começa com a consulta de rotina.
Por que devo me consultar com o oftalmologista?
Com muita frequência, as pessoas só buscam a ajuda de um médico quando estão com dores ou se sentindo mal – o mesmo acontece com as consultas oftalmológicas.
Normalmente, o paciente só procura um oftalmologista especializado quando já apresenta incômodo ocular extremo ou apresentando queda acentuada da acuidade visual.
O grande problema de só se procurar um oftalmologista nesse estágio é que você pode estar desenvolvendo uma doença nos olhos que precisa de tratamento imediato, e que deveria ter começado antes.
A prevenção é o melhor tratamento, pois antecede o pior em muitos casos, por isso realizar a consulta anual é importante.
Checape de exames, como fazer?
O check-up oftalmológico é uma avaliação clínica oftalmológica que permite ao oftalmologista através de exames, como biomicroscopia, fundo de olho, aferição da pressão ocular, analisar as condições visuais do paciente, detectando possíveis doenças em fase assintomática e assim prevenir para que problemas oculares graves não ocorram.
Exames oftalmológicos de rotina:
– Biomicroscopia
– Fundo de olho
– Tonometria (aferição da pressão intra ocular)
– Acuidade visual
– Refração
Diante desse exame oftalmológico, o médico pode diagnosticar várias patologias e a partir daí pedir exames complementares para um diagnóstico de certeza:
– Topografia corneana
– Paquimetria
– Campimetria computadorizada
– OCT
– Ultrassom ocular
– Dentre outros
O exame oftalmológico pode ser feito em qualquer faixa etária, pois em cada idade podemos detectar determinados tipos de doenças oculares silenciosas.
Problemas de refração podem surgir com o início da idade escolar que podem influenciar no aprendizado da criança.
Ceratocone é uma patologia que inicia na pré-adolescência, sendo uma doença que acomete um a cada duas mil pessoas e provoca irregularidade da córnea, que às vezes vem acompanhado com o hábito de coçar os olhos.
Nesta fase também com o uso intenso de aparelhos eletrônicos podem surgir problemas como a Síndrome da Visão do Computador (CVC) e o agravamento da miopia e da hipermetropia.
Dores de cabeça, olhos vermelhos, olhos secos, coceira e problemas de focagem após estudar, assistir à televisão ou usar o computador podem ser sintomas de doenças oculares.
Na idade adulta, por volta dos 40 anos, aparece a presbiopia ou “vista cansada”, onde perdemos a capacidade de focar objetos de perto.
Também nessa idade temos que atentar para doenças como glaucoma, retinopatia diabética dentre outras, principalmente quando temos história familiar de problemas oftalmológicos.
A catarata e a DMRI (degeneração macular relacionada à idade) são doenças que aparecem com o passar dos anos, pois as estruturas dos nossos olhos também envelhecem, levando a uma baixa qualidade de visão e uma perda progressiva da visão.
Todos devemos fazer uma consulta regular ao oftalmologista, pois apenas ele poderá orientar e diagnosticar problemas oculares. Além de acompanhamento de usuários de lentes de contato, avaliações de cirurgias refrativas, de progressão das doenças como catarata, DMRI, glaucoma e tantas outras.
Saiba mais dos exames oftalmológicos:
Teste de Acuidade Visual
Teste comum nas consultas de rotina ao oftalmologista. O paciente senta-se a certa distância de um painel com letras que iniciam grandes e vão reduzindo de tamanho. O médico vai trocando as lentes até selecionar uma que proporcione melhor qualidade de visão.
O teste é feito tanto para a visão à distância quanto para a visão de perto. O teste visual pode ser feito antes dos colírios para dilatação pupilar, como também após o uso dos colírios, dependendo de cada caso.
Tonometria Ocular
Exame de aferição da pressão ocular. Necessário realizar em todos os pacientes em sua consulta ao oftalmologista. Aos pacientes que utilizam lentes de contato, recomenda-se que não as utilizem no dia do exame.
Topografia de Córnea
Exame para avaliar a curvatura anterior da córnea por meio do reflexo digitalizado de anéis projetados, luminosos. É indicado para pacientes que utilizam ou querem utilizar lentes de contato, pacientes com suspeita de Ceratocone, teste visual no qual não conseguimos boa qualidade visual e no pré-operatório da Cirurgia Refrativa.
Paquimetria Óptica e Ultrassônica
A Paquimetria é a medida da espessura da córnea. Pode ser realizada sem contato com a córnea (Óptica) e com contato (Ultrassônica). Utilizado no pré-operatório da Cirurgia Refrativa, pacientes com suspeita de glaucoma, acompanhamento de doenças da córnea, é um exame indolor e rápido.
Os equipamentos medem a espessura da córnea calculando a média e o desvio padrão das medidas. Usuários de lentes de contato devem suspender o uso por cinco dias.
Mapeamento de Retina (Exame da Parte Posterior dos Olho)
Essa análise é composta por dois tipos de exames: oftalmoscopia binocular indireta (OBI) e biomicroscopia de fundo.
No primeiro (OBI), o médico fica com um foco de luz sobre a cabeça e projeta no fundo do olho do paciente. A imagem é refletida e captada pelo médico com auxílio de uma lente condensadora.
O segundo exame é realizado com o paciente no aparelho de lâmpada de fenda. É necessário a dilatação das pupilas (meninas dos olhos) para realizar esses exames, portanto, não recomendamos que o paciente execute qualquer atividade de precisão após o exame, como por exemplo dirigir. A visão normalmente retorna ao normal após 6 a 8 horas do exame.
É uma análise simples, mas importantíssima, que deve ser realizada pelo menos uma vez por ano para diagnosticar precocemente qualquer doença na retina.
Como você pode ver por este artigo, manter a saúde dos olhos é importante para a qualidade de vida.
Os check ups oculares são essenciais para isso: algumas das doenças que podem acometer os olhos têm evolução lenta, e podem sofrer alterações nos períodos entre as consultas. Por isso, o acompanhamento oftalmológico regular é a chave para o diagnóstico precoce e início imediato dos tratamentos.
Enfim, esperamos que as informações tenham sido úteis, em especial para quem ainda não marcou sua consulta com oftalmologista. Você pode agendar uma consulta oftalmológica com uma especialista como a Dra. Denise Leite, que tem 30 anos de experiência em oftalmologia e já realizou diversas cirurgias refrativas.
Convênios Médicos Aceitos
- Amil
- Apas
- Gama Saúde
- Golden Cross
- Iamspe
- Mediservice
- NotreDame
- Porto Seguro
- Santa Casa
- São Francisco
- Sassom
- SulAmerica
- Univida
E aproveite para conhecer nosso consultório, situado na Rua Lêda Vassimon, 820. Jd. Nova Aliança. Ribeirão Preto/SP, com estacionamento no local, para propiciar mais conforto aos pacientes oftalmológicos e seus familiares.
Quanto custa uma consulta com oftalmologista
Vale lembrar que as consultas particulares têm valores diferenciados, com facilidade no pagamento, você pode saber o preço da consulta com oftalmologista, ligando para a nossa clínica, nós também atendemos diversos planos de saúde para tratar diversas doenças oculares como: catarata, miopia, astigmatismo, presbiopia e afins!
Marque sua consulta pelo WhatsApp (16) 99161-7302
Por sinal, acesse nosso Blog para mais dicas sobre como cuidar da saúde dos olhos:
- 6 Mitos e Verdades sobre a Cirurgia da Catarata
- O que é hipermetropia, sintomas, tratamentos e a cirurgia refrativa
- Como uma pessoa com astigmatismo enxerga?
8