Um estudo recente aponta que os casos de Miopia duplicaram nos últimos 50 anos, e os números indicam que, até o ano de 2050, metade da população mundial ficará Míope.
Mas o que é Miopia?
A Miopia é uma ametropia, ou Erro de Refração, no processo da visão que faz com que o paciente tenha boa visão para perto, mas uma visão ruim para longe.
Quais são as causas da Miopia?
A doença acontece, geralmente, porque o globo ocular tem um tamanho um pouco maior do que o ideal. Por conta disso, os feixes de luz do ambiente externo passam pela córnea e acham um ponto de foco antes da retina, a membrana que fica no fundo do olho e é responsável pela recepção e interpretação das imagens.
A Miopia tem caráter de herança genética: se seus pais têm, você provavelmente também terá.
Outra causa para a Miopia, que foi descoberta recentemente, é a pouca exposição ao sol. O uso excessivo de smartphones e tablets, associado a uma rotina de confinamento em ambientes fechados (escritórios ou quartos de estudo) com iluminação artificial e pouca ou nenhuma atividade ao ar livre, estão provocando o aumento acelerado dos novos casos de Miopia.
Quais são os sintomas?
Além da baixa acuidade visual para longe, a Miopia também está associada a sintomas como cansaço da visão, aumento na quantidade de piscadas e dores de cabeça.
Não tenho certeza se tenho Miopia. Como eu faço?
Se você não tem certeza, é bom procurar uma oftalmologista especializada em Miopia para fazer exames oftalmológicos que possam garantir esse diagnóstico.
Como se trata a Miopia?
É possível fazer a correção da Miopia com o uso de óculos ou lentes de contato, que levarão o ponto de foco dos feixes de luz até a retina, que é o lugar correto.
Mas e se eu não quiser usar óculos? Como fica o tratamento?
Existe uma outra técnica para a correção da Miopia, que são as Cirurgias Refrativas A Laser.
Cirurgia para Miopia
A cirurgia refrativa é uma alternativa viável, prática e segura para o tratamento do olho com miopia, lançando mão de equipamentos modernos e técnicas assertivas, tais como: Femto Lasik e PRK. Em geral, a indicação é para os pacientes com altos graus da doença ou ainda para a remoção do uso dos óculos e das lentes de contato.
E o melhor: trata-se de um procedimento que pode ser realizado diretamente no consultório médico, possibilitando a rápida recuperação, pois não há a necessidade de internação em um centro cirúrgico, já que a anestesia é tópica (com colírios).
Enfim, esperamos que as informações tenham sido úteis, em especial para quem tem olho com miopia ou para aqueles que suspeitam que podem ser míopes. Logo, é ideal fazer um exame clínico com uma especialista como a Dra. Denise Leite, que tem 30 anos de experiência em Oftalmologia.
Use o seu convênio médico para cuidar da sua visão! Aceitamos os seguintes planos de saúde:
- Amil
- Apas
- Gama Saúde
- Golden Cross
- Iamspe
- Mediservice
- NotreDame
- Porto Seguro
- Santa Casa
- São Francisco
- Sassom
- SulAmerica
- Univida
E aproveite para conhecer nosso consultório, situado na Rua Lêda Vassimon, 820. Jd. Nova Aliança. Ribeirão Preto/SP, com estacionamento no local, para propiciar mais conforto aos pacientes oftalmológicos e seus familiares.
Vale lembrar que as consultas particulares têm valores diferenciados, com facilidade no pagamento, assim como atendemos diversos planos de saúde, para tratar não apenas a miopia, como também: catarata, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia e afins!
Por sinal, acesse nosso Blog para mais dicas sobre como cuidar da saúde dos olhos:
- O que é a síndrome do olho seco?
- Como funciona a cirurgia de catarata?
- Como uma pessoa com astigmatismo enxerga?