Catarata

Esta é a primeira pergunta feita pelo paciente quando é diagnosticado com catarata. Afinal, Catarata tem cura? A resposta é SIM, a Catarata é uma doença que pode ser curada.

Mas não podemos esquecer que estamos falando da principal causa de cegueira tratável, então devemos cuidar desta enfermidade de forma séria. Sem o tratamento adequado, a doença pode evoluir e levar à cegueira parcial ou total.

Tratamento de Catarata

O único tratamento possível e eficaz é a Cirurgia de Catarata. Só no Brasil são realizadas  500 mil cirurgias por ano. O procedimento cirúrgico consiste em remover a lente opaca e, na maioria dos casos, substituir por uma lente artificial chamada LIO – lente intraocular. A cirurgia dura em torno de 30 minutos, apesar de rápida, é também delicada.

Nos dias de hoje, com os primeiros sinais de catarata é possível realizar a cirurgia; isso impede que a doença evolua e deixe sequelas permanentes, além de contribuir para a qualidade de vida do paciente.

Após tomada a decisão pela Cirurgia de Catarata a Laser, será feita uma biometria por interferometria para saber com segurança qual grau será utilizado na lente intraocular que será implantada após a retirada do cristalino opaco, assim não será preciso usar óculos depois da operação.

Cirurgia de Catarata por Facoemulsificação

Antes de realizar a cirurgia de catarata, o paciente recebe a anestesia tópica através de gotas de colírio anestésico. Após alguns minutos, o paciente está apto para realizar o procedimento.

A catarata é removida por meio da facoemulsificação, técnica realizada através da utilização de uma caneta ultrassônica. A caneta é introduzida no olho por uma abertura de aproximadamente 2.5 mm com uma pequena incisão na esclera (parte branca do olho) ou na córnea clara (logo acima da área onde a córnea encontra a esclera). Com o ultra-som, a catarata é fracionada em partículas microscópicas e aspirada. Em seguida, para compensar a remoção do cristalino, é implantada uma lente intra-ocular (LIO). A incisão em degrau faz com que o olho permaneça completamente selado pela pressão natural externa.

Após esse procedimento, que dura em média de 20 a 30 minutos, o paciente repousa em uma sala por algumas horas antes de ser liberado.

Não é necessária a internação do paciente para a cirurgia de catarata

O pós-operatório da cirurgia de catarata é orientado pela Dra. Denise Leite, que irá recomendar os cuidados corretos para a recuperação do paciente em casa que englobam: uso de colírios, evitar coçar os olhos, evitar esforços físicos, entre outros. Em apenas alguns dias, a visão do paciente já estará restabelecida.

A cirurgia trata cada olho de forma individual, levando em consideração o estágio em que se encontra a doença e o histórico do paciente, ou seja, recomenda-se que as operações sejam feitas separadamente em cada olho.

Como auxiliar uma pessoa que tem Catarata?

Uma pessoa com Catarata geralmente apresenta dificuldade para enxergar; mudança de cores na visão; hipersensibilidade com brilhos e contrastes das luzes; ou seja, já não conseguem realizar algumas tarefas como ler, dirigir ou sair sozinha.

Isso coloca o indivíduo em perigo físico por conta de lesões causadas por quedas ou batidas em objetos e, até mesmo, problemas psicológicos como isolamento social e depressão. Vamos explicar de que forma ajudar uma pessoa que tem Catarata.

Seja solícito

Ofereça ajuda quando perceber que o paciente necessita de algum auxílio como, por exemplo, ir ao médico ou ler uma embalagem. Enfim, mostre que você está disponível para o que for preciso.

Respeite o espaço da pessoa com Catarata

Não deve ser uma sensação muito boa ter a visão embaçada. Haverá momentos em que a pessoa se sentirá mal por precisar de ajuda o tempo todo. Dê espaço para que ela possa refletir e ter o tempo dela. Nessas horas, a compreensão é uma ótima ajuda.

Ajeite os ambientes para que a pessoa não se machuque

Como a Catarata afeta muito a visão, objetos fora do lugar podem causar acidentes. Deixe os ambientes com o máximo de espaço livre possível. Segundo pesquisa realizada pela Universidade Brown dos EUA, a correção da Catarata pode reduzir o risco de fraturas de quadril entre os idosos em até 23%. Não utilizar tapetes na casa, se a casa tiver degraus é importante sinalizá-los com faixas coloridas, de preferência amarela e preta.

Ajuste as luzes da casa

Luzes muito fortes incomodam muito a visão de quem tem catarata. Prefira lâmpadas de cores frias, elas trarão a sensação de conforto e bem-estar.

É bom lembrar

O acompanhamento clínico é fundamental para que a oftalmologista verifique a evolução da doença e saiba qual o momento certo para realizar a Cirurgia de Catarata.

Não utilize nenhum colírio nem remédios ditos naturais, sem antes passar por uma avaliação médica. Esses medicamentos podem causar reações alérgicas e piorar o quadro da doença.

Para marcar sua consulta com a Dra. Denise Leite ou tirar dúvidas sobre catarata, basta agendar seu horário diretamente pelo nosso WhatsApp.

Ou, se preferir, marque pelo telefone: (16) 3625-0319. Para sua comodidade, contamos com estacionamento na frente do consultório na Rua Lêda Vassimon, 820. Jd. Nova Aliança. Ribeirão Preto/SP.

Aliás, além de saber da cirurgia da catarata, aproveite para ler outros posts do nosso Blog:


Agende pelo Whatsapp com a Dra Denise!