Catarata

A catarata é a perda total ou parcial da transparência do cristalino, que é a lente natural de nosso olho, responsável por focar a visão tanto para perto quanto para longe. Causa a perda progressiva da visão, caso não seja tratada de forma adequada.

A Catarata pode ser congênita ou adquirida, sendo a adquirida a forma mais comum. Esta doença ocular geralmente se manifesta em pessoas com mais de 55 anos, por um envelhecimento natural do cristalino. Pode surgir primeiro em apenas um olho e só depois afetar o outro olho.

O tratamento da catarata é realizado de forma cirúrgica apenas, sem a necessidade de internação e a anestesia é feita de maneira tópica, através de colírios.

Tipos de Catarata

Apesar desta doença ocular geralmente atingir as pessoas com mais idade, há outros tipos de problemas que podem ser separados em dois grandes grupos:

Catarata adquirida – relacionada com o avanço da idade (envelhecimento mais ou menos precoce), a metabólica (diabetes), patológica (uveítes), iatrogênica, radioativa, exposição dos olhos aos raios ultravioleta sem proteção etc.

Catarata congênita (Catarata infantil) – é desenvolvida durante a gestação e pode ser identificada entre o nascimento do bebê até os seus 6 meses de vida. Os exames feitos logo após o nascimento e nas primeiras semanas de vida são muito importantes para um diagnóstico precoce.

Causas e sintomas da Catarata

É bom saber que os indícios são diferentes de pessoa para pessoa. O desenvolvimento da Catarata pode ser mais lento, podendo demorar anos até que algum sinal seja de fato notado, ou ela pode evoluir de maneira mais avançada e agressiva. Neste segundo caso, é necessária a intervenção cirúrgica para que a função visual seja restabelecida.

Principais Sintomas da Doença

  • Visão dupla em um olho;
  • Diminuição da sensibilidade às cores;
  • Visão turva, nublada ou confusa;
  • Dificuldade para enxergar durante a noite;
  • Intolerância à luz forte (fotofobia);
  • Dificuldade para realizar atividades rotineiras como, por exemplo, ler, assistir televisão e dirigir, mesmo utilizando óculos.

Lembre-se: Se a doença ocular não for tratada, ela pode causar cegueira.

É importante manter uma periodicidade nas consultas de rotina, os exames oftalmológicos podem detectar a catarata mais precocemente, a oftalmologista Dra Denise Leite pode lhe ajudar a realizar a cirurgia de catarata com total segurança.

Agende sua consulta em nossa clínica de olhos em Ribeirão Preto, localização de fácil acesso e estacionamento gratuito. Realizamos atendimentos via planos de saúde e particulares com preços acessíveis.

Você pode entrar em contato com a Dra. Denise Leite para tirar as suas dúvidas, agendar uma consulta, saber dos tratamentos ou cirurgias da catarata. Basta enviar uma mensagem diretamente para o nosso WhatsApp:


Agende pelo Whatsapp com a Dra Denise!